Por que usar um sabonete facial sem sulfato?

Certamente você já deve ter visto uma embalagem de shampoo ou de um gel de limpeza escrito “livre de sulfato” ou “sem sulfactantes” e se perguntou o que isso significa. Afinal, o que um limpador facial sem sulfato pode fazer na minha pele?

De forma bem resumida, eles podem ser mais gentis, com menos teor irritativo para a pele e os olhos. Mas antes de seguir adiante, vamos voltar lá para o início: o que é o sulfato?

O lauril sulfato de sódio (também conhecido como SLS) é um surfactante que tem muitas funções diferentes, mas atua como agente de limpeza nos produtos de cuidados com a pele. É um tipo de sulfato derivado do petróleo e de fontes vegetais, que pode ser encontrado principalmente em produtos de limpeza, pasta de dente e sabonetes.

O principal uso de sulfato nos cosméticos e produtos de beleza é criar aquela espuma, dando a impressão de limpeza profunda. Nos cuidados com a pele, é predominantemente usado como detergente para remover a oleosidade. 

 Embora não tenha estudos que comprovem se de fato os sulfatos podem ser ruins para a saúde, existem algumas controvérsias por trás desse ingrediente.

Sem dúvidas, o maior risco de usar produtos com sulfato é irritação nos olhos, pele, boca. A longo prazo, podem remover os óleos naturais da pele, o que pode causar irritação ou ressecamento.

Segundo a Sociedade Americana de Dermatologia, pessoas com dermatite de contato ou pele sensível devem evitar produtos com esse tipo de sulfactante, pois podem irritar ainda mais.

Pessoas com reação alérgica a esse ingrediente também devem evitar produtos, pois podem ter sintomas como vermelhidão, erupções cutâneas, inchaço e coceira. Por isso, é sempre importante estar em dia com a sua consulta com o dermatologista.

Além disso, a grande polêmica envolvendo o Lauril Sulfato de Sódio são as consequências para o meio ambiente. Quando descartado na natureza, a presença do ingrediente pode afetar na vida aquática, impactando principalmente na cadeia alimentar marítima.



Gel de limpeza Clean Grape

O nosso gel de limpeza Clean Grape é um sabonete líquido facial gentil para o rosto, pois é livre de sulfato e rico em prebióticos que ajudam no ph da pele. 

Sua fórmula exclusiva tem um equilíbrio perfeito para limpar a pele de forma realmente eficaz, sem deixar aquela sensação de pele repuxada, auxiliando no controle de oleosidade, mas ainda assim proporcionando hidratação. Tudo isso graças a seleção de matérias primas e ativos que tornam esse gel de limpeza tão incrível.

Compartilhar no facebook
compartilhar
Compartilhar no twitter
tweetar
Para receber novos conteúdos deixe seu e-mail abaixo

    Exibindo um único resultado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.